Os Auditores e Fiscais de Tributos Municipais de todo o Brasil, presentes no seu XIX Encontro Nacional, realizado na cidade de Vitória/ES de 19 a 23 de novembro do corrente, conclamam a sociedade civil a defender a manutenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) como tributo municipal, em contraposição à proposta do Governo Federal de encaminhar, na Reforma Tributária, sua transferência para os Estados, na criação do Imposto sobre o Valor Agregado Estadual (IVA-E).
Os tributos municipais correspondem, atualmente, a somente 4% do total da carga tributária imposta à sociedade, sendo que, de todos os recursos arrecadados por União, Estados e municípios, apenas 14% destinam-se aos últimos (receitas próprias + transferências). Porém, numa relação inversa, o município é o Ente Federado mais próximo da sociedade e, por conseqüência, o que oferece a maioria dos serviços públicos (saúde, educação, assistência social etc.).
O ISSQN é o principal tributo municipal, sendo um imposto em constante ascensão. Seu crescimento real, no período 2000-2006, foi de 66%, sem aumento da carga tributária, contra 43% das transferências federais e 40% das estaduais. Sua perda ameaça a autonomia municipal, ocasionando o enfraquecimento das administrações locais.
Uma Reforma Tributária deve observar o equilíbrio do Pacto Federativo determinando a responsabilidade de cada ente em prover e manter seus serviços e fontes de custeio.
O lema do XIX Encontro Nacional - “A importância do Auditor de Tributos Municipais no contexto Social, Político e Econômico” - enseja a promoção da cidadania plena, que só se efetivará com transparência, trabalho e democracia, no implemento da justiça fiscal, que todos desejam.
Vitória, 23 de novembro de 2007.
Municípios presentes:
ARACAJÚ - SE
BELÉM - PA
BELO HORIZONTE - MG
BOA VISTA - RR
CABO DE SANTO AGOSTINHO - PE
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES
CAMPINA GRANDE - PB
CARIACICA - ES
CUIABÁ - MT
CURITIBA - PR
FLORIANÓPOLIS - SC
FORTALEZA - CE
GOIÂNIA - GO
GUARAPARI - ES
GUARULHOS - SP
ITAPEMIRIM - ES
JABOATÃO DOS GUARARAPES - PE
LINHARES - ES
MACEIÓ - AL
MANAUS - AM
MOSSORÓ - RN
OLINDA - PE
PORTO ALEGRE - RS
RECIFE - PE
RIBEIRÃO PRETO - SP
RIO DE JANEIRO - RJ
SALVADOR - BA
SÃO MATEUS - ES
SÃO PAULO - SP
SERRA - ES
SERRANA - SP
TERESINA - PI
VILA VELHA - ES
VITÓRIA - ES
Divulgamos os vencedores do Concurso de Monografias:
1.º lugar - Cristina Lengler - Porto Alegre/RS
2.º lugar - Ana F. A. Gonçalves - Fortaleza/CE
3.º lugar - Carlos M. Lacerda - Recife/PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário